ACERVOS

Arquitetura e Rede é um guia de fundos online onde você vai localizar
os projetos de arquitetura e urbanismo da sua busca.

O Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2014, n.p.), diz que “grande parte da memória do mundo se encontra nas bibliotecas, nos arquivos, nos museus e nos locais de custódia”, no qual, uma parcela significativa encontra-se em risco diante de contínuas dispersões devido a ‘“estragos da guerra”, deslocamento acidental ou deliberado de acervos arquivísticos e coleções ou a outras circunstâncias históricas.

Diante dos contextos que dificultam a preservação dos registros de memória, faz-se necessário, também, pensar na criação, na guarda, na preservação e na difusão desses acervos, relacionando-os com as apropriações e as relações de poder inerentes ao processo construtivo dos documentos/monumentos e da patrimonialização.

 

Neste sentido, o Guia de Fundos Arquitetura em Rede será uma publicação digital sobre coleções iconográficas da história arquitetônica brasileira cuja proposta é apresentar o documento como patrimônio cultural. O documento não é apresentado somente como fonte primária para pesquisadores e sim como patrimônio cultural do Estado.

Nesta perspectiva, nossa proposta é incentivar o conhecimento e o uso desse tesouro documental que temos nos arquivos públicos e privados bem como desenvolver um contínuo trabalho de ressignificação desses documentos por meio da curadoria digital nas redes sociais junto ao público em geral.  Além de incentivar a realização de novos projetos na área do patrimônio cultural.