Como surgiu a ideia do portal?
Tem um ditado popular que diz "a necessidade é a mãe da invenção", pois bem, a ideia nasceu justamente de uma demanda da área da pesquisa histórica para fins comerciais. Tendo em vista o curto tempo para investigação e levantamento dos documentos necessários para um determinado projeto cultural e/ou comercial, a possibilidade de ter uma base de informações sobre a localização da documentação de arquitetura facilitaria sobremaneira o cotidiano de trabalho. Pensando nisso, ao participar da mesa redonda Arquitetura nos Arquivos: documentos do patrimônio material, realizada no auditório do Arquivo Nacional, em 2016, a historiadora Veronica Castanheira apresentou a proposta de construir um acervo digital de identificação da documentação de arquitetura. O projeto foi apoiado pelo Arquivo Nacional, um parceiro de grande valor no incentivo à pesquisa sobre os acervos de arquitetura.
De 2016 a 2020 foi um longo tempo de desenvolvimento de pesquisas sobre os acervos de arquitetura, consultorias sobre a possibilidade de disponibilização pública desses fundos de documentos em um site não institucional dentre outras questões burocráticas e tecnológicas. Chegamos a conclusão que era necessário escolher apenas um tipo de documento para dar início a base de dados, então, escolhemos as plantas e projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
Sobre o projeto cultural AR
Em abril de 2020 o projeto cultural Arquitetura em Rede foi aprovado nas leis de incentivo fiscal federal e municipal. A empresa proponente é a Design Imágico, detentora também da marca e nome, ambos registrados no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
A proposta inicial era identificar apenas plantas e projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo existentes nos arquivos públicos e privados com objetivo de disponibilizar essas informações em um portal online.
Como estratégia de captação de recursos financeiros, este site foi desenvolvido com objetivo de se tornar, cada vez mais, um canal de aproximação e conexão com pessoas interessadas na documentação de arquitetura e urbanismo.
Investimos tempo e recursos na produção de conteúdo para redes sociais, edição de vídeos para o youtube e assessoria de imprensa para que o projeto cultural ganhasse visibilidade perante ao patrocinador. Porém atribuímos às consequências econômicas geradas pela crise financeira o motivo da não captação de verba necessária para a realização das pesquisas e desenvolvimento do site.
Tendo em vista o interesse de profissionais e pesquisadores que constantemente enviam mensagens para este site solicitando a localização de projetos de arquitetura, resolvemos transformá-lo em um modelo de negócio da Design Imágico. Ampliamos também a busca por outros tipos de documentos (além da planta de arquitetura, fotografia, jornais, inventário e etc).
O portal Arquitetura em Rede se tornou uma consultoria privada, pensada em um modelo econômico para que todos possam se beneficiar do serviço.